Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 31 de outubro de 2020 - 13:36h
Amapá tem maior taxa de cobertura vacinal contra a poliomielite do país
Com mais de 54 mil doses aplicadas, o estado prorrogou por mais 21 dias a campanha de vacinação para fechar a meta de 95%.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Enfermeira preenchendo caderno de vacinação de criança no dia D da campanha em Santana

O Estado do Amapá tem a maior taxa de cobertura vacinal contra a poliomielite do país. De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até o momento 54.159 crianças de 1 ano até menos de 5 anos de idade já foram vacinadas no estado, totalizando 92,43% de cobertura vacinal. 

A meta da campanha é vacinar 95% de todas as crianças do estado na faixa etária prevista. A campanha contra a poliomielite acontece em todo o país desde o inicío dos anos 1990, e por conta dos esforços do Ministério da Saúde, há mais de 20 anos o Brasil não registra nenhum caso da doença, sendo considerada erradicada no país. 

Até agora 10 municípios atingiram a meta vacinal dentro do período previsto para a campanha que seria de 5 a 30 de outubro. Como o estado ainda não atingiu a meta de 95% das crianças, o Governo do Amapá resolveu prorrogar a campanha por mais 21 dias, encerrando no dia 20 de novembro. 

Os munícipios que atingiram a meta de cobertura vacinal são: Amapá (111,05%), Calçoene (146,29%), Cutias (99,59%), Laranjal do Jari (96,61%), Macapá (97,15%), Mazagão (95,17%), Pedra Branca do Amapari (98,96%), Serra do Navio (105,01%), Tartugalzinho (95,26%) e Vitoria do Jari (95,19%). 

A chefe de imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão, diz que o resultado é bastante positivo, e parabeniza o trabalho das equipes de imunização dos municípios, que junto ao Governo do Amapá estão trabalhando de forma intensa para que o estado cumpra a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 

“O Amapá tem apresentado resultado positivo nesta campanha de vacinação. Conseguimos vacinar mais de 54 mil crianças dentro da faixa etária estabelecida, o que reflete os nossos esforços para conseguirmos vacinar o maior número de crianças, evitando que a poliomielite, que já é considerada erradicada, venha gerar novos casos em nosso estado”, pontuou Andrea. 

 

Poliomielite 

A poliomielite é um vírus que pode causar paralisia, transmitido por água e alimentos contaminados ou por pessoas infectadas pelo vírus. A doença pode ser facilmente evitada através da vacinação. 

No Brasil, a poliomielite é considerada erradicada desde 1994, tendo seu último caso confirmado em 1989 na Paraíba.  

A vacina está disponivel em todas as unidades básicas de saúde do estado até o dia 20 de novembro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá