terça, 29 de março de 2022 - 15:54h
Governo do estado envia assistência humanitária para famílias atingidas pelo alagamento em Laranjal do Jari
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Maksuel Martins
balsa com 1.872 cestas de alimentos saíra de Macapá nesta quarta-feira, 30

Nesta terça-feira,29, o município de Laranjal do Jari decretou situação de emergência por causa do aumento no nível do Rio Jari, que já atingiu 11.344 pessoas e deixou 56 famílias desabrigadas, com o alagamento de residências. Para dar suporte as vítimas, o Governo do Amapá está enviando assistência humanitária com 1.872 cestas de alimentos.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e Defesa Civil. A balsa com alimentos e a equipe composta por gestores e assistentes sociais sairá de Macapá na manhã desta quarta-feira, 30.

De acordo com a Secretária da Sims, Albanize Colares, a equipe de Assistência Social do Estado está em Laranjal do Jari desde o dia 20 de março, atuando em rede com os órgãos do município para acompanhar, identificar e monitorar as áreas afetadas pelo sinistro, e assim, agir estrategicamente para minimizar o risco e oferecer suporte aos cidadãos.

“Neste momento nossa preocupação é garantir assistência às famílias que estão em vulnerabilidade e foram atingidas com esses alagamentos com a proteção social até que a situação seja amenizada”, destacou a gestora.

Segundo o Decreto Municipal Nº 086/2022, os alagamentos atingem sete bairros na cidade de Laranjal do Jari, e mais três comunidades ribeirinhas, deixando no momento, aproximadamente 11.344 pessoas afetadas, sendo 7.488 diretamente, 3.856 indiretamente e 56 famílias desalojadas, com dificuldades de mobilidade urbana e riscos iminentes de doenças em decorrência das enchentes.