quinta, 28 de abril de 2022 - 14:43h
Incentivo ao esporte: Governo do Amapá lança Jogos Escolares 2022
As secretarias do Desporto e da Educação organizam as competições que são divididas em três fases. A primeira etapa é a municipal e acontece em maio.
Por: Rafael Moreira
Foto: Rafael Moreira

O Governo do Amapá lançou, na quarta-feira, 27, os Jogos Escolares Amapaenses 2022 – fase municipal, sob organização das secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed). A competição acontecerá de forma simultânea nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

O cronograma dos Jogos Escolares apresenta três fases da competição. A primeira é a municipal, no mês de maio. Nesta etapa, os 16 municípios do estado foram divididos em oito zonas, com disputas apenas nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Os vencedores das zonas, no masculino e no feminino, irão para a fase estadual, que também terá modalidades individuais, iniciando no dia 3 de junho, em Macapá.

Os campeões garantem vaga na etapa nacional. A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) realizará as competições para atletas de 12 a 14 anos. Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é responsável pelo torneio de 15 a 17 anos.

Na próxima semana, a Seed enviará para as escolas públicas e privadas a ficha e o guia de inscrição para a fase municipal.

“É muito importante essa parceria do esporte e educação. Neste mês de abril, o Governo realizou a seletiva Gymnasiade e mostrou que todas as secretarias estão unidas pelo desenvolvimento do esporte amapaense", destaca o chefe de gabinete da Sedel, Ronaldo Almeida.

O lançamento contou com a presença da secretária da Seed, Neurizete Nascimento, além de professores e atletas de badminton, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling.

“Sou professora de educação física e sei do valor do esporte e o quanto ele ajuda as nossas crianças. O esporte com certeza é uma ferramenta formadora de cidadãos”, comentou a técnica da seleção amapaense de wrestling, Márcia Costa.

O lutador Ruan Rocha faz parte da seleção brasileira de wrestling, que representará o país na etapa internacional da Gymnasiade, na França. O atleta lembrou que foi na competição estudantil que ele deu os primeiros passos no esporte.

LEIA MAIS: Amapá encerra Gymnasiade com cinco ouros e vaga carimbada para França

“Foi através dos Jogos Escolares que conquistei a minha primeira medalha e isso abriu portas. Hoje, estou na seleção brasileira e vou disputar o mundial escolar na França”, finalizou o estudante-atleta.

A queda no número dos casos de covid-19 em todo o estado permite a realização dos Jogos Escolares. A expectativa é que mais de 3 mil alunos participem.