Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 12 de março de 2022 - 10:03h
Governo do Amapá realiza qualificação profissional para mototaxistas credenciados em Santana
Ao todo, 40 profissionais participaram do curso de formação e atualização.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Erick Macias
Iniciativa faz parte de uma parceria entre Governo e Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana.

O Governo do Amapá certificou 40 mototaxistas do município de Santana nesta sexta-feira, 11, com a atualização de técnicas de condução que buscam trazer mais segurança para as pessoas que usufruem desse serviço de locomoção.

O curso iniciou na última quarta-feira, 9. Durante a semana, os profissionais puderam fazer curso de formação e atualizações sobre a legislação de trânsito, direção, relações interpessoais, qualidade na higiene e no atendimento, gestão de negócios, entre outros.

A iniciativa foi coordenada pelo Departamento de Trânsito do Amapá (Detran/AP), o curso tem a carga horária de 30 horas e a reciclagem, que deve ser feita a cada 5 anos, de acordo com as disposições contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 789/2020, tem a carga horária de 10h.

O mototaxista Adelson Uchoa, 53 anos, é credenciado em Santana há 5 anos e estava realizando a atualização de suas técnicas. Ele revelou que ama exercer sua profissão e pretende sempre aprimorar seus conhecimentos.

“Além de aulas teóricas, também aprendi sobre a importância da união da categoria, técnica de higiene com capacete, uniforme limpo e moto, que são essenciais para prestar um serviço de qualidade e transportar os passageiros com segurança”, afirmou Adelson.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Inácio Maciel, a capacitação forma aquelas pessoas que ainda não têm o curso, para que possam preencher todos os requisitos e exercerem a profissão de acordo com a legislação.

“Além das teorias e normas, o curso orienta esses profissionais com relação ao comportamento, postura, comunicação e entre outros, que faz a capacitação ser bem completa, afinal de contas é uma profissão de atendimento direto ao público e precisa ser prestado por pessoas responsáveis, com serviços de qualidade”, destacou o gestor.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre Governo e STTRANS, para profissionais credenciados. O Detran também realiza capacitações em todos os municípios com cursos específicos da área de trânsito como: vistoriador, instrutor, examinador, além da formação e atualização de condutores de transporte escolar e mototaxistas.

Em 2021, essa capacitação foi levada para os mototaxistas de municípios como Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Tartarugalzinho. Este ano, inicialmente, o Detran pretende capacitar 1.600 mototaxistas em Santana e Macapá, além de expandir para os demais municípios.

Para se tornar mototaxista, é necessário ter 21 anos completos, possuir habilitação por pelo menos 2 anos na categoria, ser aprovado em curso especializado nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e estar vestido com colete de segurança, dotado de dispositivos retrorrefletivos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá