Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 10 de novembro de 2020 - 11:46h
Governo do Amapá distribui hipoclorito para tratamento e consumo de águas de poço e de rios
O produto vai permitir que a população de áreas mais vulnerais no apagão consiga fazer o tratamento da água de poço para utilização nas necessidades diárias.
Por:
Foto: Nelson Carlos
Agente da SVS organiza carregamento de hipoclorito para transporte aos municípios do interior

O Governo do Amapá disponibilizou mais de 400 mil frascos de hipoclorito à população dos 16 municípios do Estado para tratamento de água de poço, lagos ou rios e torná-la própria para o consumo. A distribuição, feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), acontece em vários municípios, incluindo pontos da capital e da cidade vizinha, Santana. Por conta do apagão, algumas comunidades ainda não têm acesso a água própria para o consumo humano. 

Ao todo, a SVS disponibilizou 425 mil frascos do produto. Até o momento, 222.500 unidades foram entregues para cinco municípios, sendo, 112.500 para Macapá, 62.500 para Santana, 15 mil para Porto Grande, 10 mil para Cutias do Araguari e 7.500 para Itaubal. 

A técnica da Unidade de Controle de Risco Ambiental (UCRA) da SVS, Iasmin Souza, ressalta a importância de fazer a limpeza da água para o consumo, visto que muitas pessoas não têm encontrado água potável para beber e estão buscando em lagos e rios. 

“É extremamente importante que se faça a purificação da água para que se torne própria para o consumo humano, sobretudo, a água retirada direta de rios e lagos, que podem vir com resíduos de lama e terra contendo bactérias que venham gerar riscos para a saúde de quem a consome”, explicou Iasmin Souza

A distribuição do produto está sendo feito pelas prefeituras municipais que continuam buscando os frascos no depósito da SVS em Macapá.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá