segunda, 03 de maio de 2021 - 14:55h
Governo do Amapá lança aplicativo com pacote de dados móveis patrocinados para ensino remoto
Iniciativa foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE) da Seed, em parceria com Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Sincroniza Educação.

A partir desta terça-feira, 4, os estudantes do Amapá passam a contar com o aplicativo Aprendizagem em Casa, uma plataforma alternativa de ensino remoto da rede estadual de ensino. A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Amapá, através do Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE) da Secretaria de Educação (Seed), em parceria com a Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Sincroniza Educação.

A Seed vai promover um evento on-line, nesta terça-feira, 4, para apresentar a novidade. A live será transmitida no canal da própria secretaria no YouTube, a partir das 10h. Clique aqui para acompanhar o evento virtual.

De acordo com a Seed, um software foi desenvolvido para que professores e estudantes possam interagir nas atividades de sala de aula e acessar conteúdos encaminhados pelo educador, entre outras opções que ajudarão a dinamizar a aprendizagem. O aplicativo está disponível na Play Store para Android.

Ainda segundo a Seed, a navegação pela plataforma é gratuita, pois o Governo do Amapá irá patrocinar os dados para os estudantes. Dessa maneira, o aplicativo não utilizará o plano de internet dos usuários.

O serviço passa a beneficiar mais de 115 mil estudantes da rede estadual e outros 47 mil das redes municipais com internet patrocinada. A disponibilização de pacotes de dados móveis das principais operadoras de telefonia móvel será feita para os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal.

Para os demais estudantes e professores, a disponibilização será feita por meio de contratação realizada pela Seed visando garantir a conectividade das redes de ensino com o financiamento de dados patrocinados ainda este ano.

Participantes

O evento vai contar com as participações da secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, da representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AP), Ivaneide Vilhena de Castro, da representante da Associação Bem Comum, Conceição Ávila, das representantes da Sincroniza Educação, Keila Andriolo e Danielle Brandão, e da diretora de projetos da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha.