Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 24 de outubro de 2020 - 13:08h
Maquinário entregue pelo Governo do Amapá vai aumentar produção agrícola no Maruanum
Comunidade ganhou um trator agrícola de 85 CV, uma grade niveladora, uma grade aradora, uma plantadeira de mandioca e uma roçadeira de arrasto.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
O agricultor Raimundo da Silva foi um dos beneficiados com a entrega dos equipamentos

O agricultor Raimundo da Silva, 85 anos, é um dos produtores rurais que terão o trabalho facilitado com a nova patrulha agrícola entregue neste sábado, 24, pelo Governo do Amapá para a comunidade do Maruanum, distrito que fica a cerca de 50 quilômetros de Macapá.

"Estamos todos muito satisfeitos, pois o trabalho era muito difícil, a gente tinha que limpa, cavar e plantar. Agora com a ajuda das máquinas eu vou poder preparar o solo no tempo certo para plantar meu maracujá", afirmou o agricultor.

A patrulha é composta por um trator agrícola de 85 CV, uma grade niveladora, uma grade aradora, uma plantadeira de mandioca e uma roçadeira de arrasto. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), através da execução de convênio com o Ministério da
Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

"Estamos atendendo uma demanda da comunidade para o fortalecimento do setor rural, incluindo o acompanhamento técnico nas áreas produtivas, preparo de área com mecanização do solo, acesso à insumos e apoio na estruturação da casa de farinha", destacou o titular da SDR, Tiago Baltazar.

A expectativa do estado é de que em 2021 cerca de 100 famílias de agricultores da região sejam beneficiados com a atividade de mecanização agrícola por meio destes maquinários apresentados.

Além dos maquinários, a comunidade também recebeu insumos para correção da acidez do solo e adubos para nutrição dos plantios de mandioca. Também foi entregue um forno mecanizado para melhoria da estrutura da Casa de Farinha. A iniciativa faz parte da execução do Programa de Desenvolvimento Rural executado pela SDR.

Responsável pela articulação para a entrega dos equipamentos, o deputado estadual, Jesus Pontes, reafirmou o compromisso do estado em garantir recursos, tecnologia e apoio logístico para o desenvolvimento do setor produtivo no Amapá.

"Precisamos ter esse olhar, principalmente para o pequeno agricultor, que precisa desse apoio do estado para produzir e escoar a sua produção", frisou Pontes.

Créditos:

Gabriel Dias/Secom